Rio 450 anos... Conheça a história desse personagem que é a cara da Cidade Maravilhosa!!!
- mundocuriosoo
- 20 de mar. de 2015
- 4 min de leitura

Zé Carioca, conhecido nos Estados Unidos como Joe Carioca, é o apelido do papagaio José Carioca (nos EUA chamado deJoseph Carioca), criado no começo da década de 1940 pelos estúdios Walt Disney em uma turnê pela América Latina, que fazia parte dos esforços dos Estados Unidos para reunir aliados durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945). Historicamente esse esforço na América Latina foi chamado de "Good Neighbor Policy" ou Política da Boa Vizinhança.
Os comunistas de então foram muito críticos a Zé Carioca e a cantora e atriz Carmen Miranda, que acusavam de representar os valores do "capitalismo" encarnados por Hollywood e pelos Estados Unidos.
História
Zé Carioca foi criado pelo próprio Walt Disney dentro do Hotel Copacabana Palace. Impressionado com a técnica de J. Carlos, cartunista que desenhava as versões brasileiras de seus estúdios, Disney o convidou para trabalhar em Hollywood, mas o convite foi recusado por J. Carlos. Mesmo assim, como homenagem a J. Carlos, Walt Disney criou e enviou o personagem José Carioca para Carlos, dizendo esta ser uma homenagem ao cartunista.2 Hoje o Zé Carioca é mais do que um personagem ou mascote carioca, e quase ninguém se lembra de J. Carlos, sua inspiração, mas o personagem se tornou o elo entre a Walt Disney World e o Brasil. Alguns especulam que o papagaio foi inspirado no sambista Paulo da Portela3 , outros que foi inspirado no cavaquinista paulista, José do Patrocínio Oliveira, o Zezinho, que inclusive dublou o personagem no filme Saludo Amigos4 . Uso do guarda-chuva pode ter vindo do Dr. Jacarandá, um figura do folclore carioca da época
Em sua passagem pelo Brasil, uma das coisas que chamou a atenção de Walt Disney foi o personagem como um papagaio antropomórfico, que deveria representar o estereótipo do brasileiro. Zé Carioca foi mostrado como um personagem divertido, festeiro, vagabundo e preguiçoso.
Cinema
O papagaio José Carioca (vulgo Zé Carioca) foi criado para o filme Alô, amigos (Saludos Amigos), de 1942, lançado nos EUA no ano seguinte pela Disney. Antes do lançamento americano, tiras de jornal foram publicadas com as aventuras do Zé Carioca.
O filme era dividido em quatro partes e mostrava a América do Sul, na qual o Zé ciceroneava Pato Donald na sua visita ao Brasil: apresentou ao pato ianque a cachaça e osamba7 . O filme foi criado a partir de dados coletados numa visita de artistas dos Estúdios Disney – entre eles o próprio Walt Disney – à América do Sul (que é mostrada em flashes durante o filme).
Os esforços americanos não se limitavam ao Brasil, assim alguns personagens foram criados para um número de países latinos:
Gauchinho Voador, representante da Uruguay
Panchito, representante do México;
José "Zé" Carioca, o querido papagaio, representante do Brasil.
Dois anos depois, Zé Carioca apareceu novamente em outra produção destinada à América Latina: "Os três cavaleiros" (The three caballeros/Los tres caballeros). A parte brasileira, intitulada "Você já foi à Bahia?", mostra Zé Carioca na companhia do Pato Donald e do galo Panchito, desta vez na Bahia, numa seqüência que mistura desenho com atores reais (destaque para a participação da cantora Aurora Miranda, irmã da célebre Carmen Miranda).
Neste filme, Zé Carioca e Donald ainda se juntam ao galo mexicano Panchito Pistoles em uma viagem pelo México a bordo do tapete voador deste último.
Uma curiosidade cinematográfica sobre Zé Carioca é a confusão que se faz entre ele e o papagaio jurado em Alice no País das Maravilhas. Zé Carioca aparece ao lado de Donald e do Aracuã no segmento "Blame It on the Samba" do filme Tempo de Melodia (1948) .
Em 1988, o papagaio participa do filme Uma Cilada para Roger Rabbit9
Televisão
Em 1996, Zé Carioca comandou um talk show dentro do programa TV Colosso da Rede Globo .
Em 1999, o papagaio aparece no episódio "Mickey Tries to Cook" da série animada Mickey Mouse Works, entre 2001 e 2002 aparece nos episódios "The Three Caballeros", "Not So Goofy" e "Goofy's Menu Magic" da série House of Mouse. Em Junho de 2014, o papagaio aparece como um locutor esportivo no Estádio do Maracanã no episódio "Futebol Clássico"11 da segunda temporada da série de Curtas do Mickey Mouse, na série apresenta uma versão do Mickey Mouse mais próxima a dos desenhos da década de 1930 .
Quadrinhos
Zé Carioca é pouco conhecido nos Estados Unidos, mas no Brasil ele possui revista mensal, publicada pela Editora Abril. Os quadrinhos o retratam como o típico malandro carioca, sempre escapando dos problemas com o "jeitinho" característico. Que por enquanto apenas publica as histórias antigas do personagem.
Nos Estados Unidos, foram criados algumas histórias em formato de tira de jornal, desenhadas pelo artista Paul Murry . Nessa série, surgiram os primeiros personagens coadjuvantes do papagaio: Rosinha, seu pai Rocha Vaz, Nestor e o rival playboy do Zé Carioca, conhecido como Luis Carlos (que mais tarde seria substituído por Zé Galo ). Além de ambientado no Rio, há uma história de uma viagem ao Amazonas, que depois seria redesenhada nos anos 60 pelos artistas brasileiros. Nessas histórias, o papagaio é visto com um malandro, vivendo de golpes .
A primeira história do Zé Carioca produzida para uma revista em quadrinhos foi O Rei Do Carnaval (The Carnival King, no original), a história foi produzida por Carl Buettner para a revista Walt Disney's Comics and Stories #27, publicada em 1942 e publicada no Brasil em O Pato Donald #8 (1951), nela, o papagaio tenta conquistar uma jovem sambista inspirada em Carmen Miranda.
fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Z%C3%A9_Carioca
Comentários